“MEMENTO, HOMO, QUIS PULUIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

SIMBOLOGIA TUMULAR

Na arte tumular, a simbologia é uma forma de representação de determinados contextos históricos, ideológicos, religiosos, sociais e econômicos, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida, representando a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito , inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dando sentido às vidas passadas preservadas no silêncio dos cemitérios. A simbologia tumular designa um elemento representativo visível em lugar de algo invisível, que tanto pode ser um objeto, como um conceito ou idéia. O símbolo tem exatamente essa propriedade excepcional de sintetizar, numa expressão simples e sensível, todas as influências do inconsciente e da consciência, bem como das forças instintivas e espirituais, em conflito ou em vias de se harmonizar no interior de cada ser. Desta forma, o símbolo é muito mais do que um simples sinal, transcende o significado e depende da interpretação que, por sua vez, depende de certa predisposição para ser interpretada. Ela intensifica a relação com o transcendente. A simbologia tumular está carregada de afetividade e dinamismo que harmoniza o ser vivente perante a morte, perpetuando a vida.

CATACUMBAS

Catacumbas eram os locais que serviam de cemitério subterrâneo aos primeiros aderentes do cristianismo, para quem a fé se baseava na esperança da vida eterna após a morte. Nos primeiros 200 anos da nova religião, antes de Constantino, é provável que tenham existido vários centros artísticos com estilos artísticos próprios, como Alexandria e Antióquia, mas é em Roma que se revelam as primeiras pinturas murais em catacumbas. É nesta constante aspiração ao Paraíso que o ritual funerário do enterro, e a consequente manutenção da sepultura, vai ser o elemento chave das primeiras representações da arte cristã.

10 de mai. de 2011

VIDA APÓS A MORTE - Simbologia Tumular - 92



ARTE TUMULAR
Complexo escultórico em mármore. Sobre uma superfície plana  apresenta-se deitada uma escultura de uma figura feminina totalmente nua, representando uma jovem com os braços estendidos rentes ao corpo, logo após a morte. Ao lado, num nível mais elevado, sentada sobre uma base, outra escultura feminina, totalmente nua, amamentando um bebê deitado sobe as suas pernas. Esse cenáculo representa a crença de que a alma  ou o espírito da jovem morta retorna para o mundo material depois da morte física e renasce em um novo corpo, representado aqui pelo bebê. O nu presente neste cenáculo, com uma certa conotação erótica,  foi a forma encontrada pelo artista de representar o milagre da vida e a sua perpetuação. A nudez também representa a iniciação e o término da vida, pois assim nascemos e assim morremos.
Título: Vida após a morte
Local: Cimitero Monumentale de Milano, Milão, Itália
Foto:
Descrição tumular: Helio Rubiales

Nenhum comentário:

Postar um comentário