ÂNCORA
Devido a sua função desde os primórdios da civilização, tinha a função de fixar, prender, imobilizar e dar uma certa estabilidade aos barcos ao enfrentar a turbulência do mar. Obviamente o seu simbolismo representa firmeza, solidez, tranquilidade, bem como a fidelidade. Seria a parte estável do ser em relação a Deus, representando a calma e discernimento diante das ondas e imprevistos de sentimentos e sensações que o ser encontra no decorrer a vida. Sem dúvidas representa também que a pessoas esta amarrada, ancorada no cristianismo.
É o símbolo da salvação, da esperança e da estabilidade. Foi muito usada pelos primeiros cristãos simbolizando uma cruz disfarçada para demarcar o local de reuniões secretas, simbolizando esperança. Pode ser também a representação da força da fé.
A âncora é um símbolo cristão primitivo comumente encontradas nas catacumbas romanas como um símbolo da esperança que temos em Cristo para além desta vida, e é uma montagem inscrição para um túmulo cristão. O símbolo, sem dúvida, foi inspirado neste versículo:
"Temos esta esperança como uma âncora para a alma, firme e seguro. Ele entra no santuário interior por trás da cortina, onde Jesus, que foram antes de nós, tem entrado em nosso nome. Tornou-se um sumo sacerdote para sempre, na ordem de Melquisedeque ". (Hebreus 6:19-20)
Âncora, s IV. CC, Catacumba de Priscila, via Nova Salaria, Rom
A âncora é encontrada no cemitério do século I de Santa Domitila, nos epitáfios do século segundo e terceiro das catacumbas e, especialmente, na parte mais antiga dos cemitérios de Santa. Priscilla (cerca de 70 exemplos neste cemitério sozinho), Domitila, Calisto e os majus Coemetarium.
Formatação: Helio Rubiales
Nenhum comentário:
Postar um comentário