“MEMENTO, HOMO, QUIS PULUIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

SIMBOLOGIA TUMULAR

Na arte tumular, a simbologia é uma forma de representação de determinados contextos históricos, ideológicos, religiosos, sociais e econômicos, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida, representando a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito , inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dando sentido às vidas passadas preservadas no silêncio dos cemitérios. A simbologia tumular designa um elemento representativo visível em lugar de algo invisível, que tanto pode ser um objeto, como um conceito ou idéia. O símbolo tem exatamente essa propriedade excepcional de sintetizar, numa expressão simples e sensível, todas as influências do inconsciente e da consciência, bem como das forças instintivas e espirituais, em conflito ou em vias de se harmonizar no interior de cada ser. Desta forma, o símbolo é muito mais do que um simples sinal, transcende o significado e depende da interpretação que, por sua vez, depende de certa predisposição para ser interpretada. Ela intensifica a relação com o transcendente. A simbologia tumular está carregada de afetividade e dinamismo que harmoniza o ser vivente perante a morte, perpetuando a vida.

CATACUMBAS

Catacumbas eram os locais que serviam de cemitério subterrâneo aos primeiros aderentes do cristianismo, para quem a fé se baseava na esperança da vida eterna após a morte. Nos primeiros 200 anos da nova religião, antes de Constantino, é provável que tenham existido vários centros artísticos com estilos artísticos próprios, como Alexandria e Antióquia, mas é em Roma que se revelam as primeiras pinturas murais em catacumbas. É nesta constante aspiração ao Paraíso que o ritual funerário do enterro, e a consequente manutenção da sepultura, vai ser o elemento chave das primeiras representações da arte cristã.

7 de jun. de 2009

ANJO VOANDO-Simbologia Tumular-22

SIMBOLOGIA DO ANJO VOANDO
Quando temos uma escultura com um anjo voando sozinho, representa a ressurreição. Nem sempre o artista responsável pela obra, encontra facilidades para representar um anjo voando, isto é suspenso no ar. Muitas vezes dá a impressão que está parado, mas a intenção do artista foi fazê-lo voando. Normalmente pode ser diferenciados por alguns detalhes que indique movimento, tais como: asas abertas , movimentos corporais, cabelos e vestes evoaçantes. No caso do túmulo de Baudry Aimée, o artista caracterizou muito bem um anjo voando.



ARTE TUMULAR
Grande anjo alado esculpido em bronze , num nível superior como se voasse, com um olhar sóbrio e cerimonioso, contempla o busto do falecido. Com uma das grandes asas passando por trás do busto, como se quisesse envolvê-lo e levá-lo para algum lugar. Num gesto sutil e harmonioso, com um dos braços deposita um ramo de louro sobre ele, representando a glória eterna.
AUTORES
Marius Jean Antonin Mercié (Toulouse, 30/10/1845-Paris,13.12.1916) : esculturas em bronze
Paulo Dubois (1829-1905) : busto em bronze
TÚMULO
Paulo Jacques BAUDRY AIMÉ (La Roche-sur-Yon (Vendée),07.11.1828-Paris,17.01.1886), pintor francês
LOCAL : Cimitière du Père Lachaise, Paris, França
Fotos : Wikipédia, cb meijensen e AK
Formatação e Descição tumular :HRubiales

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