“MEMENTO, HOMO, QUIS PULUIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

SIMBOLOGIA TUMULAR

Na arte tumular, a simbologia é uma forma de representação de determinados contextos históricos, ideológicos, religiosos, sociais e econômicos, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida, representando a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito , inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dando sentido às vidas passadas preservadas no silêncio dos cemitérios. A simbologia tumular designa um elemento representativo visível em lugar de algo invisível, que tanto pode ser um objeto, como um conceito ou idéia. O símbolo tem exatamente essa propriedade excepcional de sintetizar, numa expressão simples e sensível, todas as influências do inconsciente e da consciência, bem como das forças instintivas e espirituais, em conflito ou em vias de se harmonizar no interior de cada ser. Desta forma, o símbolo é muito mais do que um simples sinal, transcende o significado e depende da interpretação que, por sua vez, depende de certa predisposição para ser interpretada. Ela intensifica a relação com o transcendente. A simbologia tumular está carregada de afetividade e dinamismo que harmoniza o ser vivente perante a morte, perpetuando a vida.

CATACUMBAS

Catacumbas eram os locais que serviam de cemitério subterrâneo aos primeiros aderentes do cristianismo, para quem a fé se baseava na esperança da vida eterna após a morte. Nos primeiros 200 anos da nova religião, antes de Constantino, é provável que tenham existido vários centros artísticos com estilos artísticos próprios, como Alexandria e Antióquia, mas é em Roma que se revelam as primeiras pinturas murais em catacumbas. É nesta constante aspiração ao Paraíso que o ritual funerário do enterro, e a consequente manutenção da sepultura, vai ser o elemento chave das primeiras representações da arte cristã.

22 de mai. de 2009

CRUZ LATINA - Simbologia Tumular-05


Tyne Cot Commonwealth War Graves Cemetery Memori


cruz latina é uma cruz formada por dois segmentos de diversa medida que se intersecam em um ângulo recto, onde o segmento menor está a uma proporção de três quartos com respeito ao mais longo.
Refere à forma do crucifijo da tradição cristã.



Tyne Cot Commonwealth War Graves Cemetery Memorial (Commonwealth War Graves Commission (CWGC)), é o cemitério para os mortos da I Guerra Mundial, na cidade de Ypres e seus arredores em combate na Frente Ocidental. Está localizado próximo da cidade de Passchendaele (Passendale), a alguns quilômetros ao nordeste de Ypres, na Bélgica. 
THE CROSS OF SACRIFICE
Na parte central do cemitério, erguida sobre uma base octogonal de blocos de pedra uma cruz latina em calcário pintada de branco, com uma espada de bronze no centro. A cruz representa a confiança da maioria dos mortos em Deus e a espada caracteriza um cemitério militar. Dentro da construção octogonal, na base da cruz uma coroa de bronze simbolizando a glória.
Formatação, pesquisa e descrição tumular: HRubiales

Nenhum comentário:

Postar um comentário